A ilha de Corfu é uma das mais procuradas da Grécia, tanto pelos gregos quanto pelos estrangeiros, pois é um lugar especial! Corfu fica tão perto da Itália que compartilha o mesmo clima com o país mediterrâneo, e os gregos chegam a brincar que ela não é realmente uma ilha grega. Isto porque, dentre todas as ilhas gregas, Corfu é a mais verde e de clima temperado de todas, com florestas e uma bela flora que a domina, totalmente contrastante às paisagens secas e arenosas das outras ilhas. Corfu é um paraíso de praias espetaculares e clima relaxado, que não pode deixar de ser visitado, perfeito para quem está procurando passar férias baratas na Grécia, e conhecer um pouco mais do país sem gastar muito. Esta ilha é muito mais barata que Mykonos e Santorini, e lá você verá belos exemplos da arquitetura clássica europeia, com todos os tipos de belas capelas, palácios, fortalezas e ruínas, sem falar em algumas das praias mais espetaculares da Grécia!

Como chegar a Corfu

De avião

Há apenas um único aeroporto na ilha de Corfu, o Aeroporto Nacional de Corfu. A partir de lá dá para pegar também facilmente um transfer para o seu hotel ou pousada.

Devido à sua localização, mais próxima da Itália e do resto da Europa, ao norte da parte continental da Grécia, Corfu é mais facilmente acessível de avião. O voo de Roma até Corfu, por exemplo, leva apenas uma hora, e seguir da capital italiana para lá e depois para o resto da Grécia pode ser um ótimo roteiro. A ilha é muito bem conectada com a maioria das cidades europeias por voos low-cost, assim como com o resto da Grécia, e é possível encontrar passagens super baratas para lá, com preços a partir de EUR 20,00.

De ferry

As únicas conexões de ferry para Corfu partem da Itália, como informado acima, o acesso a Corfu é mais fácil de avião, tanto dentro da Grécia quanto para quem visita de outro país.

Dica: se você pretende visitar Atenas, Mykonos e Santorini na mesma viagem, vale a pena seguir de Corfu para Atenas, e depois para Mykonos e Santorini, já que a viagem de Atenas para Mykonos leva duas horas, assim como de Mykonos para Santorini, enquanto Atenas a Santorini direto dura mais que quatro horas. 

Qual a melhor época para visitar Corfu Grécia?

A maioria dos turistas escolhe viajar para Corfu entre março e outubro, sendo julho e agosto os meses mais quentes do ano. Se você decidir visitar nesta época, pode esperar temperaturas médias de 32 graus durante o dia, e cerca de 18 graus após o anoitecer.

Enquanto as temperaturas diurnas podem parecer um pouco quentes demais, a sensação térmica não é a mesma. A ilha tem uma brisa refrescante que faz com que ela se sinta menos quente do que realmente é. Chuva é incomum durante os meses de verão, e o sol brilha praticamente todo o tempo entre Maio e Setembro.

Onde ficar em Corfu – Explorando as diferentes regiões da ilha

Onde ficar em Corfu?

Corfu é enorme, assim como a lista de opções onde se hospedar lá. Há alternativas para todos os bolsos e estilos de viajante. Caso não pretenda alugar o seu próprio transporte enquanto estiver na ilha, escolha uma das vilas praianas mais conhecidas, que não ficam longe da capital, facilitando a sua locomoção de transporte público. Entre as praias mais procuradas onde ficar em Corfu se destacam:

  • Benitses – uma antiga vila de pescadores com tudo o que você precisa (desde supermercados a agências de turismo) fica na costa leste de Corfu, perto da capital. As águas de Benitses são calmas e mais do que adequadas para nadar, com areia dourada,  o que permite relaxar no conforto. Benitses tem uma gama enorme de hotéis e pousadas onde ficar em Corfu, restaurantes e boas conexões de transporte público.  Clique aqui para ver a página do Eros Beach Hotel, que tem ótimos preços e ficar pertinho da praia.
  • Paleokastritsa – esta é uma das praias mais famosas e belas de Corfu. Se decidir se hospedar lá, terá acesso a águas cristalinas, cavernas, passeios de caiaque e barco, restaurantes e vistas inesquecíveis. O acesso a outras partes é mais difícil sem carro, já que a praia é um pouco isolada. O Odysseys Hotel é um dos mais procurados por sua relação custo-benefício, e pela proximidade do mar. Clique aqui para ver a página do hotel. 
  • Kavos – Assim como a grande maioria das ilhas gregas, Corfu também tem a sua cidade para os baladeiros: Kavos. Se está procurando praia de dia e baladas à noite, este é o lugar para você. Clique aqui para ver todas as opções de acomodação em Kavos.

Se planeja explorar também a cultura da ilha, vale a pena considerar se hospedar em Corfu Town, a capital, nem que seja por um dia ou dois. Os melhores lugares onde ficar em Corfu Town estão ao redor da Esplanada, próximos dos principais pontos turísticos da cidade. Uma boa opção é o Hotel Atlantis, que fica próximo do porto e a uma curta caminhada do centro histórico.

Transporte na ilha – Como se locomover em Corfu

Existem 3 maneiras principais de se deslocar por Corfu e visitar as diferentes vilas e praias. A ilha é bem maior que outras famosas da Grécia, como Mykonos e Santorini, mas mesmo assim tudo está a uma distância relativamente curta, por isso a maioria dos visitantes opta por alugar um carro e pegá-lo na chegada ao aeroporto. Essa é geralmente a opção mais conveniente se você não se sente seguro andando de moto ou quadbike (os famosos quadriciclos motorizados).

Para alugar o nosso carro, usamos a RentalCars, que tem preços a partir de 10 euros por dia para um modelo básico, se o seu aluguel for durar por alguns dias. Você não irá se arrepender de decidir alugar um carro enquanto em Corfu, pois só com o seu próprio meio de transporte poderá facilmente chegar a todos os pontos de interesse e todas as praias que a ilha tem para oferecer (sem ter que se basear nos horários dos ônibus, etc). Clique aqui para visitar o site da RentalCars e ver as opções disponíveis nas datas da sua viagem. 

Ônibus – Os ônibus locais são um método barato de se locomover em Corfu. Eles cobrem a maior parte do litoral, e são fáceis de navegar, depois que você se acostumar com o sistema. A maioria tem como ponto de partida/final a capital, Corfu Town, e custam em média 2 euros por viagem.

Táxis e transfers – táxis são uma opção um pouco cara e escassa, mas podem ser úteis se você pretende beber ao sair à noite ou não quiser se preocupar. Os taxis geralmente só estão disponíveis nas principais vilas e cidades.

O que comer em Corfu Grécia

Souvlaki / carnes grelhadas – Souvlaki é um prato grego que consiste em espetos grelhados de carne de porco ou frango, servidos com batata frita e salada. É uma refeição saborosa e relativamente barata, que você encontra em quase qualquer lugar. O verdadeiro fast food grego!

Gyros – Populares no horário de almoço e lanches noturnos, os gyros são alimentos calóricos, mas deliciosos. Um pão pita recheado de batatas fritas, carne de kebab, molho tzatziki, tomate e salada. Eles podem ser encontrados em takeaways e pequenas lanchonetes por toda a ilha.

Moussaka – Outro prato grego comumente encontrado em Mykonos a é moussaka, a lasanha grega! É uma refeição à base de batata com camadas de carne moída e berinjela – simplesmente delicioso! Embora as receitas mais modernas de moussaka tenham carne moída como recheio, procure a variante tradicional do prato, que é feita com carne de cordeiro.

Algumas dicas para economizar em Corfu

  • O ônibus local é um meio barato (cerca de 2 euros por viagem) e eficaz para viajar entre praias e visitar outras partes da ilha. Só não se esqueça de checar os horários para evitar ficar preso(a) em algum lugar e ter que usar os táxis, que são bem mais caros. 
  • Economize na hospedagem em Corfu ficando um pouco fora dos principais centros turísticos; as hospedagens mais baratas são encontradas nas praias menos conhecidas.
  • Assim como com a hospedagem, os preços entre os restaurantes podem variar muito. Não deixe de conferir os menus nas entradas dos estabelecimentos, e pesquisar se quiser mesmo economizar.
  • Fique de olho nas ofertas de happy hour. Você encontrará frequentemente bares e restaurantes oferecendo happy Hour, como um lanche e uma bebida por 5 euros.
  • Prove o souvlaki, sobre o qual falamos acima, refeições baratas, que deixam satisfeito, e custam bem menos do que um almoço ou jantar em um restaurante.