Creta é uma ilha eclética, no melhor sentido da palavra. Com praias arenosas que se escondem entre montanhas altas, florestas, sítios arqueológicos milenares e cidades modernas, Creta tem um pouco de tudo, para agradar todos os gostos A capital, Heraklion, é impressionante, e tem estilos arquitetônicos que refletem os todas as grandes civilizações que já ocuparam a ilha, como minoicos, venezianos e otomanos, bem como os gregos da atualidade.

Como chegar a Creta

De ferry

Creta fica um pouco distante do continente (onde está Atenas), no entanto, caso esteja visitando Santorini, o ferry pode ser uma ótima opção, já que a viagem dura apenas duas horas, até o porto de Heraklion, o principal da ilha.

As viagens de ferry variam em duração e freqüência, pois há barcos de alta velocidade e alguns mais lentos. Recomendamos, sempre que possível, pagar um pouco mais, e viajar nos barcos mais rápidos. Você pode pesquisar todas as opções de viagem em ferry disponível para Creta clicando aqui. 

Dica: se você pretende visitar Atenas, Mykonos e Santorini na mesma viagem que pretende visitar Creta, faz mais sentido ir primeiro para Mykonos (partindo de Atenas), e depois para Santorini, e então seguir para Creta, pois não há conexões de ferry de Atenas ou Mykonos para Creta.

De avião

Há dois aeroportos em Creta, o principal, em Heraklion (a capital) e um outro na famosa cidade praieira de Chania. Heraklion fica numa localização mais central da ilha, e facilita a exploração de várias das principais praias, além das atrações turísticas mundialmente famosas, como o palácio de Knossos. A partir de lá dá, para pegar facilmente um táxi ou um ônibus para os resorts costeiros do sul e noroeste. É possível voar para Creta a partir da maioria dos principais aeroportos europeus, assim como pegar um voo de baixo custo saindo de Atenas ou de outras ilhas gregas. O voos para Creta costumam ser bem mais baratos do que os voos para outras ilhas mais badaladas, como Mykonos e Santorini, mas, mesmo assim, é bom sempre reservar com o máximo de antecedência possível, principalmente se for viajar na alta estação (entre Junho e Setembro).

Melhor época para visitar Creta

Praga de Agia Pelagia, em Creta

A melhor época para visitar Creta é em Maio, Junho, Julho e Setembro e Outubro (é muito quente e muito cheio e mais caro em Agosto). Maio traz águas mais quentes e lindas flores silvestres que podem ser vistas nas atrações turísticas naturais da ilha. Se você planeja ir durante o verão, e tiver como escolher o mês em que irá visitar, prefira visitar em junho, pois julho e agosto costumam ser os meses mais cheios. O movimento da alta estação cai em setembro e outubro, juntamente com as tarifas dos hotéis,  tornando estes meses a melhor época para visitar Creta, se está buscando economizar e relaxar.

Transporte na ilha – Como se locomover em Creta

Há ônibus públicos que conectam as principais cidades: Heraklion, Rethymnon, Chania e Agios Nikolaos. Há também algumas linhas que transportam os visitantes para as cidades do sul (as menos populares), mas como todos os horários dos ônibus públicos estão sujeitos a mudanças sazonais, o serviço pode ser muito esporádico para quem está de férias.

Para quem tem a possibilidade, a melhor maneira de passear por Creta é de carro. Você pode alugar o veículo em qualquer grande cidade com antecedência online, assim como Aeroporto Internacional de Heraklion e no Aeroporto Internacional de Chania. Clique aqui para pesquisar.

Onde ficar em Creta – Explorando as diferentes regiões da ilha

A ilha de Creta possui resorts, hotéis e cidades por quase toda a sua costa, alguns mais isolados que outros. Heraklion, Chania e Rethymnon são alguns dos lugares mais procurados para se hospedar enquanto em Creta. Se procura um ambiente urbano com uma variedade de restaurantes, bares e discotecas, mas também com praias, considere ficar ao longo da costa norte em Chania ou Heraklion. Aqueles que preferem o ar livre e mais natureza, devem ir para Rethymnon ou Agios Nikolaos. Com tempo suficiente, dá para combinar todos estes lugares, e você não irá se arrepender. Clique aqui para ver a lista completa de hotéis disponíveis em Creta.

Pratos que você não pode deixar de provar – o que comer em Creta

A comida em Creta nem sempre se parece com comida na Grécia continental. Feta, o famoso queijo grego, não é produzido ou muito popular em Creta. Em vez disso, procure por graviera, um queijo duro (semelhante ao gruyere suíço) envelhecido em cavernas nas Montanhas Brancas.

É muito difícil dar uma bola fora se você escolher fazer uma refeição em uma taverna local. Devido à sua proximidade com o mar, os pratos mais tradicionais de Creta contêm peixes frescos. O souvlaki também é muito famoso lá (assim como em toda a Grécia). Outro prato típico de Creta é o dakos, um pão duro assado servido com tomate, queijo, orégano e azeite de oliva. Se você estiver em dúvida sobre em que lugar jantar, basta perguntar a um local, os cretenses são por demais simpáticos!

Creta é famosa pela produção de azeite e é um ingrediente básico na maioria dos pratos. Não deixe de provar o azeite de lá! Proe também o raki, uma bebida alcoólica destilada de uvas de vinho, produzida lá.

Algumas dicas para economizar em Creta

  • O ônibus local é um meio barato (cerca de 2 euros por viagem) e eficaz para viajar entre resorts e visitar outras partes da ilha. Só não se esqueça de checar os horários para evitar ficar preso(a) em algum lugar e ter que usar os táxis, que são bem mais caros. 
  • Se você não é do tipo de viajante que vai a lugares para ir às compras, há muitas coisas para fazer em Creta sem precisar comprar nada, como caminhar pelo centro antigo de Heraclito e aproveitar as praias da ilha.
  • Economize em Creta na hospedagem ficando um pouco fora dos principais centros turísticos; você pode facilmente caminhar, dirigir ou pegar o ônibus para os centros das cidades. 
  • Assim como com a hospedagem, os preços entre os restaurantes podem variar muito. Não deixe de conferir os menus nas entradas dos estabelecimentos. 
  • Fique de olho nas ofertas do Happy Hour. Você encontrará frequentemente bares e restaurantes que oferecem ofertas de “Happy Hour”, como um lanche e uma bebida por 5 euros ou menos.
  • Prove o souvlaki, que são refeições baratas, que deixam satisfeito, e custam bem menos do que um almoço ou jantar em um restaurante.