Um dos principais destinos turísticos da Grécia, Mykonos atrai grupos de amigos, famílias e casais em lua-de-mel. É a ilha mais cara das Cíclades (onde também se encontra Santorini), mas é difícil resistir as ruas sinuosas com casas caiadas de branco, vista para o belo porto, belas praias, restaurantes incríveis e vida noturna sem igual. Mykonos é uma das ilhas mais populares da Grécia por estas e muitas outras razões: ela é simplesmente mágica! Não há atmosfera em toda Grécia como a de Mykonos, e por isto o número de visitantes todos os anos só aumenta. Confira nossas dicas para e chegue lá como um expert!

Como chegar a Mykonos

De ferry

Caso esteja visitando uma outra ilha ou a capital da Grécia, Atenas, pegar um ferry de alta velocidade para Mykonos é a opção mais fácil, rápida e barata de se deslocar. Muitas das ilhas gregas, grandes e pequenas, operam serviços de ferry para Mykonos, no entanto, estas são as rotas mais procuradas:

De Atenas – em torno de 2h30 horas do porto de Piraeus para Mykonos (ferry rápido)

De Santorini – 2 horas do porto de Fira para Mykonos

De Creta: Apenas 4 horas do porto de Heraklion para Santorini, fazendo conexão em Fira. 

As viagens de ferry variam em duração e freqüência, pois há barcos de alta velocidade e alguns mais lentos. Recomendamos, sempre que possível, pagar um pouco mais, e viajar nos barcos mais rápidos. Você pode pesquisar todas as opções de viagem em ferries disponível de e para Mykonos e todas as ilhas gregas, clicando aqui. 

Dica: se você pretende visitar Atenas, Mykonos e Santorini na mesma viagem, a partir de Atenas, faz mais sentido ir primeiro para Mykonos, e depois para Santorini, já que a viagem de Atenas para Mykonos leva duas horas, assim como de Mykonos para Santorini, enquanto Atenas a Santorini direto leva mais que quatro horas. 

De avião

Há apenas um único aeroporto na ilha de Mykonos, o Aeroporto Nacional de Mykonos. A partir de lá dá para pegar facilmente um transfer para o seu hotel ou pousada, já que a maioria das hospedagens em Mykonos oferecem este serviço de graça para os hóspedes. Se este não for o caso com a hospedagem de sua escolha, clique aqui para pesquisar transfers baratos.

É possível voar para Mykonos a partir da maioria dos principais aeroportos europeus, assim como de Atenas, de onde saem vários voos de baixo custo. Por ser um aeroporto pequeno e com número de voos limitados, voar para Mykonos podem sair caro, principalmente se você não reservar sua passagem com antecedência. Esta regra se aplica a praticamente todos os aeroportos das ilhas mais concorridas da Grécia. 

Qual a melhor época para visitar Mykonos Grécia?

Assim como é o caso com todas as ilhas gregas, a melhor época para visitar Mykonos é durante os meses mais quentes do ano, que vão de Maio a Outubro. A alta estação em Mykonos começa a partir de Junho e vai até o final de Agosto. Vale lembrar que durante os meses de Maio e Outubro pode ventar um pouco, principalmente à noite. 

Onde ficar em Mykonos – Explorando as diferentes regiões da ilha

Chora (Mykonos Town)

O que ver em Mykonos

Mykonos possui resorts, hotéis e vilarejos por quase toda a sua costa, alguns mais isolados que outros. Recomendamos ficar na capital da ilha, chamada de Chora e também de Mykonos Town, em inglês. Por ser a principal cidade da ilha, e também por causa da sua localização, Chora concentra a maior parte dos hotéis e pousadas de Mykonos. Nesta parte você terá acesso fácil ao transporte público (caso não pretenda alugar um carro ou um algum outro tipo de transporte, como um quadriciclo). Chora é um ótimo lugar onde ficar em Mykonos também porque concentra a maior parte dos restaurantes, bares e boates da ilha!

Aqui estão as nossas recomendações sobre as melhores áreas onde ficar em Mykonos:

Praia de Petinos

Petinos Beach fica vizinha a uma das praias mais chiques da ilha, chamada Psarou. Por ser uma das praias mais chiques, Psarou tem preços mais altos que em outras partes da ilha. Já Petinos, que é igualmente atraente, tem preços mais baixos, e de beleza natural impressionante. Com águas cristalinas e areia dourada, Petinos é uma das melhores praias da ilha, em vários sentidos, já quem tem ótima estrutura e preços acessíveis. A praia tem várias opções de lugares onde ficar em Mykonos, a exemplo do Petinos Hotel.

Paradise Beach

Hospedagem em Paradise Beach

Para os viajantes que buscam aproveitar as legendárias baladas da ilha e seus beach clubs, uma das melhores opções onde ficar em Mykonos é Paradise Beach. É nesta praia que se encontram dois dos beach clubs mais famosos de Mykonos: Cavo Paradiso e Tropicana Club. Em termos de estrutura, a praia tem tudo o que pode se esperar de uma ilha grega badalada, e o melhor, se você não estiver a fim de entrar no agito todo o tempo, pode curtir o resto da praia em um dos outros bares menos movimentados, que oferecem cadeiras de sol, etc. Como o nome já diz, a praia é um paraíso, tanto naturalmente, quanto pelo número de gente bonita que se encontra por lá! Clique aqui para ver a página do Paradise View Apartments, que fica pertinho do mar.

Paradise Beach é o local ideal de hospedagem em Mykonos para jovens, casais, e grupos de amigos. Confira a lista completa dos melhores lugares onde se hospedar em Paradise Beach clicando aqui.

Praia de Ornos

Ornos é uma outra praia badalada de Mykonos, mas um tanto mais seleta, procurada pelos turistas mais endinheirados e mais experientes. Ornos fica sempre cheia de barcos e iates de luxo, e tem muitas opções para diversão e compras. As casas brancas da vila despontam do mar azul turquesa, e formam uma paisagem perfeita, mas os preços lá são altos! A praia inteira é tomada por espreguiçadeiras oferecidas pelos hotéis (pagos, claro). Este é um lugar onde ficar em Mykonos que deve ser reservado com bastante antecedência para garantir os melhores preços e o seu lugar lá. A localização de Ornos, pouco mais de um quilômetro de Chora, facilita bastante o acesso tanto à praia quanto a tudo que a capital da ilha tem a oferecer. Clique aqui para ver a lista completa de hotéis disponíveis em Ornos. 

Ornos é ideal para os viajantes que procuram exclusividade, boa localização e opções de alta qualidade/luxo.

Transporte na ilha – Como se locomover em Mykonos

Existem 3 maneiras principais de se deslocar por Mykonos e visitar as diferentes vilas e praias. Sendo uma pequena ilha, tudo está a uma distância relativamente curta, por isso a maioria dos visitantes opta por alugar um carro e pegá-lo na chegada ao aeroporto ou ao porto. Essa é geralmente a opção mais conveniente se você não se sente seguro andando de moto ou quadbike).

Nós usamos a RentalCars, que tem preços a partir de 10 euros por dia para um modelo básico, se o seu aluguel for durar por alguns dias. Você não irá se arrepender de decidir alugar um carro enquanto em Santorini, pois só com o seu próprio meio de transporte poderá facilmente chegar a todos os pontos de interesse e todas as praias que Mykonos tem para oferecer. Clique aqui para visitar o site da RentalCars e ver as opções disponíveis nas datas da sua viagem. 

Ônibus – Os ônibus locais são um método barato de se locomover em Mykonos. Eles cobrem a maior parte do litoral, e são fáceis de navegar, depois que você se acostumar com o sistema. A maioria tem como ponto de partida/final a capital, Chora, e custam em média 2 euros por viagem, podendo chegar a até 14 euros dependendo do ponto de partida e destino.

Táxis e transfers – táxis são uma opção um pouco cara e escassa, mas podem ser úteis se você pretende beber ao sair à noite ou não quiser se preocupar. Há também o transporte informal, geralmente pessoas que trabalham na saída de festas ao anoitecer nas principais praias. Os taxis geralmente só estão disponíveis nas principais vilas e cidades.

O que comer em Mykonos Grécia

Souvlaki / carnes grelhadas – Souvlaki é um prato grego que consiste em espetos grelhados de carne de porco ou frango, servidos com batata frita e salada. É uma refeição saborosa e relativamente barata, que você encontra em quase qualquer lugar. O verdadeiro fast food grego!

Gyros – Populares no horário de almoço e lanches noturnos, os gyros são alimentos calóricos, mas deliciosos. Um pão pita recheado de batatas fritas, carne de kebab, molho tzatziki, tomate e salada. Eles podem ser encontrados em takeaways e pequenas lanchonetes por toda a ilha.

Moussaka – Outro prato grego comumente encontrado em Mykonos a é moussaka, a lasanha grega! É uma refeição à base de batata com camadas de carne moída e berinjela – simplesmente delicioso! Embora as receitas mais modernas de moussaka tenham carne moída como recheio, procure a variante tradicional do prato, que é feita com carne de cordeiro.

Algumas dicas para economizar em Mykonos

  • O ônibus local é um meio barato (cerca de 2 euros por viagem) e eficaz para viajar entre resorts e visitar outras partes da ilha. Só não se esqueça de checar os horários para evitar ficar preso(a) em algum lugar e ter que usar os táxis, que são bem mais caros. 
  • Economize na hospedagem em Mykonos ficando um pouco fora dos principais centros turísticos; as hospedagens mais baratas costumam ficar longe das praias mais conhecidas.
  • Assim como com a hospedagem, os preços entre os restaurantes podem variar muito. Não deixe de conferir os menus nas entradas dos estabelecimentos, e pesquisar se quiser mesmo economizar.
  • Fique de olho nas ofertas de happy hour. Você encontrará frequentemente bares e restaurantes oferecendo happy Hour, como um lanche e uma bebida por 5 euros.
  • Prove o souvlaki, sobre o qual falamos acima, refeições baratas, que deixam satisfeito, e custam bem menos do que um almoço ou jantar em um restaurante.